Tudo que você precisa saber sobre a Internet das Coisas

O IoT conecta objetos e dispositivos digitalmente, permitindo a coleta, análise e execução de tarefas com base nas informações coletadas.

A Internet das Coisas (IoT) conecta objetos com o mundo virtual. Dispositivos e máquinas inteligentes são conectados entre si e digitalmente à Internet. Eles coletam informações relevantes sobre o ambiente local, analisam e vinculam, e com base nessas informações executam tarefas.

Isso só é possível graças a interação de componentes conectados, como microcontroladores, sensores e atuadores. A Infineon oferece soluções de IoT personalizadas para cada um desses segmentos, por exemplo, para indústria e fabricante de dispositivos:

  • Sense: Os sensores coletam diversas informações do ambiente, que são convertidas em dados digitais


  • Compute: Esses dados são processados por microcontroladores e os sinais de controle são gerados com base nos resultados


  • Actuate: Os sinais de controle são reconhecidos pelos atuadores, que os convertem em ações


  • Connect: Os componentes de conectividade conectam dispositivos IoT entre si e aos sistemas em nuvem


  • Secure: Os componentes para segurança protegem e asseguram dados de acessos não autorizados

Imagem Captura de tela 2023-05-09 113737
IoT System

Quais são os benefícios e as áreas de aplicações do IoT?

Dispositivos inteligentes podem tornar nossa vida cotidiana mais conveniente e melhorar os processos de produção economizando tempo e custos, economizando eletricidade e energia através de uma maior eficiência (e protegendo o meio ambiente ao mesmo tempo). Queremos mostrar cinco exemplos de diferentes áreas de aplicação:

IoT na Indústria 4.0

Em processos amplamente automatizados, por exemplo, os produtos se comunicam com os dispositivos e podem acionar independentemente a próxima etapa de produção. As máquinas reconhecem as falhas de funcionamento e solicitam a manutenção em si. Robôs de fabricação e veículos de transporte trocam informações de forma independente com a logística do armazém. Dessa forma, uma empresa pode usar a Internet das Coisas para flexibilizar seu portifólio e oferecer serviços adicionais.

Como os dispositivos IoT se comunicam entre si na indústria?

Para que os processos industriais sejam automatizados na Internet das Coisas, os dispositivos devem ser capazes de se comunicar entre si sem intervenção humana. Uma infraestrutura machine-to-machine (M2M) permite essa troca de informações, com uma estação de controle central. Um exemplo prático: Uma fábrica produz mercadorias e envia a quantidade de matérias-primas para o servidor via Wi-Fi. O servidor monitora remotamente se a máquina requer manutenção ou novas matérias primas. Além dos sensores, os dispositivos possuem um transmissor para comunicação, com o qual transmite dados via rede de comunicação. O receptor é um centro de controle, como um servidor. Ele coleta as informações, as processa e aciona uma ação com base nos resultados.

IoT em Smart Home

Bem vindo à casa inteligente: A luz se acende e se apaga à noite e medidores inteligentes de eletricidade registram e regulam o consumo da eletricidade. Em uma casa inteligente, vários objetos do cotidiano estão conectados, que são interligados por meio de uma unidade central – chamada de hub ou gateway – e conectados à Internet. Os usuários também podem usar comandos de voz para seu assistente digital para controlar a luz ou música, por exemplo. 

Os dispositivos IoT não podem apenas fornecer mais conforto e eficiência energética, mas também mais segurança: por exemplo, câmeras de vigilância e detectores de fumaça conectados encaminham informações para os dispositivos móveis dos usuários e entram em contato diretamente com serviços de emergência, em caso de necessidade. 

IoT no setor de e-saúde

Dispositivos podem registrar dados de saúde, como pulso ou pressão arterial, e estes dados podem ser analisados com diagramas através de um aplicativo. Além disso, o IoT no setor de e-saúde já está habilitando dispositivos médicos inteligentes, como marcapassos ou monitores de glicose. Se detectarem algum problema, eles alertam o usuário ou o serviço de emergência. 

Dispositivos conectados também estão sendo usados em hospitais: camas inteligentes, por exemplo, fornecem informações sobre taxas de ocupação. Os resultados do laboratório e as medições de vários dispositivos são combinados e registrados de forma centralizada.

IoT em Carros Inteligentes – Veículos Conectados

Imagem ///Captura de tela 2023-05-09 113935

No futuro, os carros conectados também serão automatizados. Isso também exigirá vários sensores como componentes de IoT: sensores ultrassônicos detectam obstáculos, sensores de radar detectam outros usuários da estrada e medem sua velocidade e posição, e sensores de vídeo fornecem infomações adicionais. 

De acordo com o estudo “Connected Car Effect 2025” da Bosch, sistemas de segurança e funções baseadas em nuvem poderiam evitar 260.000 acidentes com ferimentos somenta na Alemanha, nos EUA e China em 2025. Desde Abril de 2018, todos os carros novos da UE também são equipados com o sistema de chamada de emergência “eCall”, que pode pedir ajuda automaticamente após um acidente, graças ao cartão de celular integrado.

IoT na Cidade Inteligente

O número de megacidades com mais de dez milhões de habitantes também aumentará, de acordo com o Ministério Federal Alemão para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Esse desenvolvimento irá gerar desafios, e as ideias e conceitos estão em diversas áreas como energia, mobilidade, planejamento urbano, administração e comunicação. Aqui estão quatro exemplos:

  1. Os semáforos mudam a faixa necessária para verde assim que um caminhão de bombeiros ou ônibus se aproxima
  2. As luzes da rua ligam ou desligam conforme necessário e podem proporcional maior segurança com a ajuda de câmeras integradas
  3. Os sistemas digitais controlam a infraestrutura do transporte público, bem como os sistemas de água, esgoto e reciclagem
  4. Os cidadãos podem realizar serviços administrativos online para economizar tempo e papel

Internet das Coisas Robóticas (IoRT)

A IoRT é considerada o próximo estágio da robótica: os robôs se comunicam e aprendem uns com os outros em uma rede digital. O que há de especial nisso é que os robôs podem aprender ativamente uns com os outros sem serem totalmente programados para todos os cenários possíveis de antemão.

Big Data e Segurança no IoT

Os dados são a base da Internet das Coisas. Sua avaliação e análise que tornam a vida cotidiana inteligente. No entanto, quando os dispositivos estão conectados à Internet ou digitalmente, eles também se tornam vulneráveis. Em 2015, dois invasores invadiram o sistema de um carro conectado apenas para mostrar que isso poderia ser feito facilmente. Eles desligaram o motor e ligaram o rádio. No pior dos casos, os criminosos podem até paralisar a infraestrutura de uma região ou de um país inteiro: foi o que aconteceu na Libéria no final de 2016. Segundo relatos, os invasores conectaram milhões de dispositivos IoT para formar uma botnet e, em seguida, realizaram ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS). Nesses ataques “DDoS”, solicitações simultâneas de vários dispositivos são enviadas a um servidor – até que ele fique sobrecarregado e incapaz de responder. Os invasores também podem controlar as câmeras de vigilância, espionar usuários ou desligar a transmissão. Dispositivos IoT, como wearables, são muitas vezes protegidos de forma inadequada porque ainda não existem padrões de segurança uniformes aqui. 

Medidas de proteção eficazes incluem gerenciamento de acesso confiável com autenticação de segurança e criptografia dos dados transmitidos. Dispositivos IoT devem, portanto, ser protegidos a fim de combater eficazmente o roubo de dados, fraude, manipulação e outros ataques.

IoT para mais Sustentabilidade

Além dos benefícios econômicos, como a redução de custos na produção, o IoT oferece grande potencial para maior sustentabilidade e um futuro mais ecológico, especialmente na indústria. Um tópico que o Fórum Econômico Mundial abordou em um estudo: 845 das soluções de IoT consideradas tinham potencial para contribuir com as metas de sustentabilidade das Nações Unidas.

1.       Menos matérias-primas e recursos

Os processos digitais e a conexão de sistemas reduzem o consumo de papel. Onde antes todos os documentos eram impressos para arquivamento e classificados em pastas, agora foi criado espaço para coisas novas graças a servidores e sistemas de nuvem.

2.       Eficiência Energética por meio do IoT

Edifícios e casas inteligentes economizam custos de energia medindo o consumo de energia e identificando possíveis economias. Por exemplo, as luzes acendem e apagam automaticamente e todos os sistemas podem ser monitorados e controlados por aplicativos a qualquer momento. Da mesma forma, as aplicações de IoT na indústria de energia são a chave para uma maior eficiência energética. Isso inclui geração e transporte de energia, assim como armazenamento e consumo de energia.

Internet das Coisas: A Contribuição da Infineon

Em toda a Internet das Coisas, é crucial que os dispositivos em rede sejam inteligentes, com baixo consumo de energia e seguros. Isso só é possível graças a tecnologias que empresas de semicondutores como a Infineon estão desenvolvendo ou foram pioneiras. Os produtos e soluções da Infineon são usados em todo o mundo em diversas áreas de IoT:

·       Sensores e Microcontroladores são usados para infraestrutura e sistemas de transporte inteligentes, mas também em casas inteligentes (smart home)

·       Nossas tecnologias de rede sem fio para Wi-Fi e Bluetooth são componentes elementares para a rede inteligente de dispositivo e sistemas (smart connectivity)

·       Na indústria 4.0 (smart factory), os chips de segurança atendem os altos requisitos na indústria, além de sensores especiais, microcontroladores e módulos de energia. Eles ajudam a proteger os sistemas e dispositivos na fábrica inteligente contra invasores

·       A Infineon também equipa carros conectados (smart cars) com sensores de radar, entre outras coisas. Nossas tecnologias de semicondutores também são usadas no campo de autenticação e transmissão de dados criptografados.

Perspectivas: Como é o Futuro do IoT?

O desenvolvimento da Internet das Coisas está sendo impulsionado por várias áreas:

  • 5G: Permite transmissões de dados mais rápidos e estáveis. Isso será necessário porque quanto mais dispositivos se comunicarem entre si, maior será o volume de dados. 


  • Computação: Os dispositivos IoT poderão processar dados diretamente no dispositivo em que são gerados. Dessa forma, a análise de dados no carro conectado, por exemplo, pode ocorrer ainda mais rapidamente do que a nuvem


  • Inteligência Artificial: Computadores e Algoritmos serão capazes de processar problemas de forma independente e se tornar cada vez melhores (aprendizado de máquina). A Internet das Coisas provavelmente só pode desenvolver todo o seu potencial vinculando-a à inteligência artificial. 

Líder mundial em soluções de semicondutores
Ver mais do o autor

Matérias relacionadas

Imagem principal do artigo Guia da Transição de Tecnologia 2G/4G no Brasil

Guia da Transição de Tecnologia 2G/4G no Brasil

Analise Brasil por tecnologia 2G e 4G com a cobertura por município

Em 28/03/2024 às 12h43

Imagem principal do artigo ESG+T: Vislumbrando o horizonte de oportunidades pela frente!

ESG+T: Vislumbrando o horizonte de oportunidades pela frente!

Tecnologia e Inovação nos Projetos destacando a sustentabilidade das empresas.

Em 07/03/2023 às 19h47 - Atualizado em 13/03/2023 às 14h32

Imagem principal do artigo Caso de Uso IoT em Aeroporto

Caso de Uso IoT em Aeroporto

Veja mais um caso real de uso de IoT em um aeroporto do Brasil, no Aeroporto Internacional Tom Jobim

Em 14/02/2023 às 14h38 - Atualizado em 14/02/2023 às 14h39

Imagem principal do artigo Proteger os equipamentos de rede é a chave para oferecer suporte à infraestrutura de IoT

Proteger os equipamentos de rede é a chave para oferecer suporte à infraestrutura de IoT

Conheça os 6 principais motivos de como proteger os seus equipamentos de rede pode ser essencial para se adaptar a Internet das Coisas.

Em 14/02/2023 às 09h31 - Atualizado em 14/02/2023 às 11h30

Imagem principal do artigo MVNO OUTORGA E REGRAS DE PRESTAÇÃO ANATEL

MVNO OUTORGA E REGRAS DE PRESTAÇÃO ANATEL

Como a Anatel vem contribuindo para potencializar o crescimento da Internet das Coisas no Brasil

Em 02/12/2022 às 06h09 - Atualizado em 07/02/2023 às 15h03

Imagem principal do artigo COMO O IOT RESOLVE PROBLEMAS PARA LOGÍSTICA?

COMO O IOT RESOLVE PROBLEMAS PARA LOGÍSTICA?

Como o IoT resolve problemas desafiadores para logística e transporte, cadeia de suprimentos e mobilidade urbana?

Em 02/12/2022 às 05h48 - Atualizado em 07/02/2023 às 15h03

Imagem principal do artigo SISTEMAS EMBARCADOS IOT NO AGRO

SISTEMAS EMBARCADOS IOT NO AGRO

Aplicações, desafios e resultados na implementação da internet das coisas no agronegócio.

Em 02/12/2022 às 06h12 - Atualizado em 07/02/2023 às 15h03

Imagem principal do artigo CADEIA DE VALOR DA IOT – ONDE NOS ENCAIXAMOS?

CADEIA DE VALOR DA IOT – ONDE NOS ENCAIXAMOS?

Entenda mais sobre o valor do investimento no futuro tecnológico.

Em 02/12/2022 às 03h43 - Atualizado em 07/02/2023 às 15h03

Imagem principal do artigo SOLUÇÕES DE INTERNET DAS COISAS SIGMAIS

SOLUÇÕES DE INTERNET DAS COISAS SIGMAIS

TIM é escolhida pela Sigmais para lançamento de suas soluções de IoT baseadas em eSIM

Em 02/12/2022 às 05h32 - Atualizado em 07/02/2023 às 15h03

Imagem principal do artigo MATTER PADRÃO CASAS INTELIGENTES

MATTER PADRÃO CASAS INTELIGENTES

MATTER: Você deverá ouvir muito sobre este novo padrão para Casas Inteligentes!

Em 01/12/2022 às 16h23 - Atualizado em 07/02/2023 às 15h03