IOT no Brasil - Tudo sobre IOT

A Internet das Coisas é a base da Revolução Industrial 4.0 que estamos vivendo – sabe por quê? As principais tecnologia em uso e as tendências todas elas não evoluem sem a Internet das Coisas.

Você também esse pensamento:

“Muito se fala da Internet da Coisas, mas não vejo de fato funcionando no Brasil”

É comum no meu dia a dia eu ouvir frases assim e a verdade é que a Internet das Coisas já está nas nossas vidas, nos nossos negócios, nas nossas cidades, no nosso futuro e a gente nem se dá conta.

A Internet das Coisas é a base da Revolução Industrial 4.0 que estamos vivendo – sabe por quê? As principais tecnologia em uso e as tendências todas elas não evoluem sem a Internet das Coisas.

Por exemplo, a Cloud Computing e suas variações como Fog Computing, Edge Computing e TinyML estão crescendo e sendo impulsionadas pelo a IoT. O mesmo acontece com a Inteligência Artificial e suas variações de redes neurais, aprendizagem de máquinas e outros.

O que ocorre é que essas tecnologias estão se adaptando a nova realidade onde os dados que são a base de operação destas plataformas precisam se adaptar à nova realidade onde os dados gerados não estão mais limitados só por PCs, sistemas como ERP, Smartphone – agora a AI e a Nuvem precisam receber e tratar dados de “coisas”, justamente porque a IoT traz uma nova realidade de dispositivos conectados coletando dados.

Mas não basta ser inteligente e preciso também ser conectado e o mesmo acontece com as tecnologias como Drone, Realidade Aumentada, Realidade Virtual onde é através do IoT que torna este tipo de dispositivo que já é inteligente, conectado – permitindo ampliar a sua atuação.

A Internet das Coisas já é uma realidade no Brasil, temos tecnologias e empresas capazes de implementar e atender as diversas demandas que afeta todos os segmentos e verticais de negócios. Não importa se é uma mineradora, uma indústria, um banco, uma plantação, uma granja, uma cidade, um escritório, uma casa, uma escola, um hospital e por aí vai – sem limites.

Veja algumas provas conhecendo 5 casos de usos:

Mineradoras:

Desde 2017 a mina Brucutu, que produz minério de ferro em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) opera com caminhões 100% autônomo. No primeiro mês, o resultado foi de 26% do aumento do minério transportado. O consumo de combustível é 11% menor que o dos tripulados, resultado em uma redução de 4.300 toneladas de CO2 por ano na atmosfera nos últimos 5 anos. Projeto como estes, também visam proteger vidas, não expondo os colaboradores em áreas de risco.

Industria 4.0:

A fábrica de caminhões da Mercedes-Benz abriu as portas para a start up Labretail resolver gargalhos no seu processo da linha de produção com o objetivo de reduzir o tempo de reposição de peças através de um mecanismo integrado de comunicação e controle que antes da IoT eram executados através num processo de verificação visual do funcionário que causava demora e até paralização na linha de montagem que ficava sem a reposição de peças pelo controle ser impreciso e sem visibilidade do tempo de execução desta tarefa. Com dispositivos inteligentes e conectados na prateleira que armazena as peças de reposição e processos integrados entre departamentos e funcionários trouxeram a produtividade da linha de produção um aumentada de 20%.

Transporte e Logística:

É um segmento cheio de oportunidades e muito amplo, decidi citar um caso que afeta diretamente nós como cidadãos quando o assunto é conservação de perecíveis como comida, líquidos, remédios e as tão importantes vacinas. Para você ter uma ideia do tamanho do impacto, a empresa Cargosense afirma que 20% dos medicamentos são destruídos devido ao mau funcionamento da cadeia de frio. O desperdício de comida é ainda pior. O BCG (Boston Consulting Group) afirma que 1,6 bilhão de toneladas de alimentos são danificados ou desperdiçados a cada ano. Os equipamentos da Mobilogix estão prontos para atender e resolver os processos total deste tipo de demanda com sensores para gestão de temperatura, umidade, luminosidade e consumo de energia no armazenamento e transporte de alimentos e medicamentos refrigerados na indústria permitindo garantir a qualidade do insumo e outros ganhos em todo o processo como controle de inventário com rastreabilidade em tempo real, gestão de transferência entre os centros de distribuição e os distribuidores, gestão de última milha de entrega e dos freezers estacionários nas grandes redes de varejo, farmácias, clinicas e hospitais.

Cidade Inteligente:

Quando pensamos em cidades, problemas para serem resolvidos não faltam e é isso por isso que o Polo Digital através do programa Govtechs tem entre as start ups a Wisethings que leva inteligência aos municípios para melhorar a gestão do lixo da cidade. Com a IoT, o peso, rotas, controle da rotação da caçamba do lixo são monitorados em tempo real. Isto garante redução de custos na manutenção do caminhão que muitas vezes está rodando com peso acima do permitido que além de estragar o caminhão mais rápido, destrói as ruas. Os dados do IoT implementados entrega informação para que o município repense ou maneje rotas mais adequadas de acordo com a demanda da cidade sobre a quantidade de lixo gerada, sobre o tempo de operação em cada etapa do processo, sobre o volume da carga dispensada nos depósitos e os pagamentos aos prestadores envolvidos passam a ser conferidos com precisão da tarefa executada. Além disso, garante que não haja desvio de rota evitando que alguma rua da cidade fique sem o lixo coletado e de quebra ainda torna a vida mais segura aos colaboradores que executam o serviço.

Imagem Páginas/03. Blog/Artigos/IOT no Brasil/YT-tamanho

Bancos:

por um segmento rico, talvez você pense em tecnologias supercaras e complexas – e até tem, mais vou citar um caso de um simples e te trazer o conceito dos wereables, ou melhor, a IoT vestível. No caso, os bancos substituem o cartão de crédito por uma pulseira. É ótimo para fazer corridas sem ter que carregar carteira. A Internet das Coisas também entrega estilo e versatilidade.

Há uma variedade de redes de comunicação que podem ser usadas para dar vidas as coisas, desde o NFC (Near Field Comunication) que permite uma conexão de aproximação cerca de 10 centímetros como a cidade no último exemplo, até conexões de baixíssima latência como a de veículos autônomos citada no primeiro exemplo.

A Internet das Coisas traz mais inteligências, sustentabilidade, economia e novas experiências ao planeta.


Fontes como Brasscom, IDC, Frost & Sullivan indicam que nos próximos 4 anos os montantes de investimentos em Internet das Coisas será de 74 bilhões de reais no Brasil com crescimento de 29% ao ano.
 

A Internet das Coisas elimina a barreira de comunicação com o mundo físico, assim como nós eliminamos as barreiras de comunicação com pessoas de qualquer lugar do planeta simplesmente porque nós inserimos na internet – agora não são só pessoas que alimentam e se comunicavam na internet – as coisas também.

A IoT está em seus planos de negócios para 2022? Se não está, deveria. Ainda dá tempo de se planejar e usufruir da inovação e benefícios da Internet das Coisas.

A Maior Comunidade de Internet das Coisas do Brasil
Ver mais do o autor

Matérias relacionadas

Imagem principal do artigo Guia da Transição de Tecnologia 2G/4G no Brasil

Guia da Transição de Tecnologia 2G/4G no Brasil

Analise Brasil por tecnologia 2G e 4G com a cobertura por município

Em 28/03/2024 às 12h43

Imagem principal do artigo Tudo que você precisa saber sobre a Internet das Coisas

Tudo que você precisa saber sobre a Internet das Coisas

O IoT conecta objetos e dispositivos digitalmente, permitindo a coleta, análise e execução de tarefas com base nas informações coletadas.

Em 09/05/2023 às 11h41 - Atualizado em 09/05/2023 às 15h06

Imagem principal do artigo ESG+T: Vislumbrando o horizonte de oportunidades pela frente!

ESG+T: Vislumbrando o horizonte de oportunidades pela frente!

Tecnologia e Inovação nos Projetos destacando a sustentabilidade das empresas.

Em 07/03/2023 às 19h47 - Atualizado em 13/03/2023 às 14h32

Imagem principal do artigo Caso de Uso IoT em Aeroporto

Caso de Uso IoT em Aeroporto

Veja mais um caso real de uso de IoT em um aeroporto do Brasil, no Aeroporto Internacional Tom Jobim

Em 14/02/2023 às 14h38 - Atualizado em 14/02/2023 às 14h39

Imagem principal do artigo Proteger os equipamentos de rede é a chave para oferecer suporte à infraestrutura de IoT

Proteger os equipamentos de rede é a chave para oferecer suporte à infraestrutura de IoT

Conheça os 6 principais motivos de como proteger os seus equipamentos de rede pode ser essencial para se adaptar a Internet das Coisas.

Em 14/02/2023 às 09h31 - Atualizado em 14/02/2023 às 11h30

Imagem principal do artigo COMO O IOT RESOLVE PROBLEMAS PARA LOGÍSTICA?

COMO O IOT RESOLVE PROBLEMAS PARA LOGÍSTICA?

Como o IoT resolve problemas desafiadores para logística e transporte, cadeia de suprimentos e mobilidade urbana?

Em 02/12/2022 às 05h48 - Atualizado em 07/02/2023 às 15h03

Imagem principal do artigo MVNO OUTORGA E REGRAS DE PRESTAÇÃO ANATEL

MVNO OUTORGA E REGRAS DE PRESTAÇÃO ANATEL

Como a Anatel vem contribuindo para potencializar o crescimento da Internet das Coisas no Brasil

Em 02/12/2022 às 06h09 - Atualizado em 07/02/2023 às 15h03

Imagem principal do artigo SISTEMAS EMBARCADOS IOT NO AGRO

SISTEMAS EMBARCADOS IOT NO AGRO

Aplicações, desafios e resultados na implementação da internet das coisas no agronegócio.

Em 02/12/2022 às 06h12 - Atualizado em 07/02/2023 às 15h03

Imagem principal do artigo CADEIA DE VALOR DA IOT – ONDE NOS ENCAIXAMOS?

CADEIA DE VALOR DA IOT – ONDE NOS ENCAIXAMOS?

Entenda mais sobre o valor do investimento no futuro tecnológico.

Em 02/12/2022 às 03h43 - Atualizado em 07/02/2023 às 15h03

Imagem principal do artigo SOLUÇÕES DE INTERNET DAS COISAS SIGMAIS

SOLUÇÕES DE INTERNET DAS COISAS SIGMAIS

TIM é escolhida pela Sigmais para lançamento de suas soluções de IoT baseadas em eSIM

Em 02/12/2022 às 05h32 - Atualizado em 07/02/2023 às 15h03