Como construir solução baseada em web 3.0

Novo Jogo, Novas Regras: os Metaversos estão aí, você queira enxergar ou não.

Em apenas 40 dias da formação Metaverse Expert certificada já sinto a diferença do acesso ao conhecimento abrir portas para meus negócios.  

Não sei qual é o seu nível de conexão com o tema, então esclareço que as bases para construção dos Metaversos tem um ecossistema vasto de tecnologias em evolução, como a da Internet com a Web 3.0, BlockChain, Internet das Coisas, Edge Computing, Defi (Finanças Descentralizadas) etc.

O objetivo é resolver um problema técnico e de negócios com uma base na web para que esta se torne mais apropriada e capacitada a permitir possibilidades de criação de novos serviços, hábitos, modelos de negócios e relações.  

Estou me referindo a hiperconectividade que integra o virtual ao físico e vice-versa. 
 

Entenda a mudança que está acontecendo agora:

Imagem Páginas/03. Blog/Artigos/artigo 50////Novo-Jogo-Novas-Regras

Você concorda que o principal objetivo de uma empresa que presta o serviço e armazena os dados é rentabilizar e controlar?

Você pode pensar nisso como “minha Infraestrutura, minhas regras”.

Pensa nas operadoras que você contrata para te fornecer internet ou nas aplicações web que você acessa e até nas transações financeiras – como elas ocorrem?

No formato “minha infraestrutura, minhas regras”

Mas isso está mudando. 

A palavra-chave por trás da web 3.0 é descentralização. 
 

A Web 3.0 quebra a regra “minha infra-estrutura, minhas regras” presente na Web 2.0 (atual) e dá espaço a cada usuário acesso e download de uma cópia local dos dados (ledger) e participa passivamente (node ​​owner) ou ativamente (consenso, validador) da construção da rede, tanto em infraestrutura como na governança.

No novo cenário surge: “Ninguém é dono da rede”.

Imagem Páginas/03. Blog/Artigos/artigo 50////Novo-Jogo-Novas-Regras-1

E isso vale para as transações de IoT ou de aplicações, como as financeiras. 

 
Como funciona: 

Um contrato inteligente (DLT) e um protocolo codificado definem as regras e executam o que o participante concordou. Cada transação passa por um processo de votação programática totalmente automatizado.

A descentralização dá ao usuário a capacidade de executar e operar sua infraestrutura. O protocolo incentiva o participante com Cripto Moeda Digital ou Token Digital, que ele pode usar para consumir outros serviços.

E agora você pode estar pensando… “ok Thelma, mas como e por que a Web3 está atrelada à Internet das Coisas?”

Você concorda que para os dispositivos IoT funcionar é preciso de conectividade?

 
E a Rede de Conectividade Sem Fio é um investimento enorme e se espera que o dispositivo esteja funcionando para justificar o investimento da rede, caso contrário fica mais difícil iniciar (aprovar) os projetos de IoT sem cobertura e não podemos construir uma rede sem dispositivos. Fica aquela história do ovo e da galinha… 


Construindo uma solução baseada em Web 3.0 IoT

Criar parte de uma solução IoT de ponta a ponta baseada apenas em serviços Web 3.0 descentralizados, como mostra o design abaixo, desde a aparência inicial, parece uma solução convencional de IoT. 

Ainda assim, todos esses componentes são descentralizados e fornecidos por nós, pessoas e empresas privadas – e não mais “donos de infraestrutura” e que num formato colaborativo de expandir redes IoT para que esteja disponível e em execução em todo o mundo, por pessoas e quaisquer tipos de empresas como seus servidores domésticos ou até mesmo pela nuvem pública.

Imagem Páginas/03. Blog/Artigos/artigo 50////Novo-Jogo-Novas-Regras-4

No Brasil, trabalhar e participar disso é possível desde que os Empresários Rodrigo Junco e Gabriel Marques fundaram a BrDot, juntamente com a Nova Labs (empresa dos fundadores da Helium), trazendo à América Latina, a maior rede descentralizada do mundo com mais de 850 mil pontos de acesso LoRaWan.

 
Ganhos divididos em três categorias principais

Prova de Cobertura: faça parte da rede e prove que sua localização é legítima e testemunhe pontos de acesso ao seu redor.

Consenso: fazendo parte de um grupo de consenso de blockchain e participando de validações de blocos, mesmo essa função está passando para validadores por meio de prova de participação. Os validadores são servidores relativamente poderosos, e não o edge gateway.

Encaminhamento de dados: Receber um pacote do Dispositivo/Sensor e encaminhá-lo para o servidor Backend LORAWAN.

A rede LoRaWan – Long Range Wide Area Network – é um protocolo de “alto nível” longo alcance e de baixa potência que proporciona detecção de sinal sob o nível de ruído – ideal para o uso do IoT. 

A rede LoRaWan conecta dispositivos alimentados por baterias, sem fio na internet, tanto na rede global como nas redes privadas.

Ampliando também, com base nesse modelo demonstrado, onde possuir um gateway LORA em casa se torna uma maneira de minerar tokens e obter renda passiva.

O dispositivo/sensor paga pelo uso de dados usando Crédito de Dados. O crédito de dados é diferente do HNT e é um saldo de crédito semelhante ao saldo do provedor convencional.

Imagem Páginas/03. Blog/Artigos/artigo 50////Novo-Jogo-Novas-Regras-6

Se eu não tivesse a base de conhecimento obtida no Curso Metaverse Expert, ficaria muito distante o real entendimento dos benefícios deste projeto para trazer estes empresários ao programa Masterthings e abrir portas de novos negócios. 

Mesmo como especialista IoT, cair na realidade que tudo e junto é misturado e está acontecendo agora, tem sido impressionante. 

Imagem Páginas/03. Blog/Artigos/artigo 50////Novo-Jogo-Novas-Regras-3

Acesse: 

https://tudosobreiot.com.br/metaverseexpert/ 

https://www.brdot.com.br/ 

A Maior Comunidade de Internet das Coisas do Brasil
Ver mais do o autor

Matérias relacionadas

Imagem principal do artigo IOT E METAVERSO, QUAL O MATCH?

IOT E METAVERSO, QUAL O MATCH?

Veja nossos insights sobre os temas afim de identificar a ligação entre os dois maiores temas da tecnologia.

Em 02/12/2022 às 05h22 - Atualizado em 07/02/2023 às 15h03

Imagem principal do artigo INTERAÇÃO COM O METAVERSO

INTERAÇÃO COM O METAVERSO

O Metaverso está próximo de nós, entenda em detalhes no artigo de Emílio Teixeira.

Em 30/11/2022 às 15h42 - Atualizado em 07/02/2023 às 15h02

Imagem principal do artigo Saiba tudo sobre Metaverso

Saiba tudo sobre Metaverso

Você vê projetos incríveis do Metaverso e se pergunta: o que eles sabem que eu não sei?

Em 14/11/2022 às 09h31 - Atualizado em 07/02/2023 às 15h02